A Clínica São José foi fundada em 1º de julho de 1934, pelo Dr. Jacintho Godoy, médico psiquiatra, e pelo empresário Álvaro Barcellos e tornou-se uma referência em atendimento psiquiátrico, na Região Sul do Brasil.

Nos 80.000 m² de área verde local, o Dr. Jacintho Godoy idealizou e organizou um serviço, que dispõe de instalações apropriadas para ambos os sexos, bem como de Unidades de Cuidados Especiais para os casos agudos. Aos pacientes internados naquela época, já estavam disponíveis os avanços científicos que incluíam o apoio terapêutico relacionado às atividades ocupacionais, laborativas e de lazer. Para sua viabilidade funcional a Clínica contava ainda com a participação das religiosas da Congregação de São José que eram responsáveis pelos serviços de enfermagem e também proviam aos pacientes internados o amparo à espiritualidade. Compõe-se a Clínica de unidades de internação, adequadas ao grau de necessidade do paciente, tais como: Unidades de Cuidados Especiais, Unidades de Dependência Química.
Com o objetivo de facilitar a recuperação e de possibilitar maior conforto aos pacientes, a Clínica, oferece além de ampla área verde, capela, academia de ginástica, ambiente para a realização de Terapia Ocupacional e quadra de esportes coberta e com grama sintética. A estrutura hospitalar oferece Pronto Psiquiátrica no horário das 7h às 23h, com plantão médico psiquiátrico permanente e consultas ambulatoriais.

A Clínica São José dispõe de uma equipe interdisciplinar, composta por médicos psiquiatras, psicólogos, farmacêutico, terapeuta ocupacional, enfermeiros, técnicos de enfermagem, consultor em dependência química, nutricionista, educador físico e assistente social. Essa equipe possibilita uma melhor abordagem especializada para o restabelecimento da saúde mental dos pacientes internados.

Resumo Histórico

Com formação em neuropsiquiatria na França, no Hospital de Salpêtrière, na década de 20, Dr. Jacintho Godoy (1886-1959) caracterizou-se como um médico de forte e incansável liderança científica. Foi Diretor do Hospital Psiquiátrico São Pedro, de 1926 a 1932 e de 1937 a 1951, no qual implementou a Escola Profissional de Enfermagem, o Serviço de Profilaxia Mental, a Assistência Social Psiquiátrica, desenvolveu cursos de Biopsicologia Infantil, introduziu a Malarioterapia, do método de Sakell e de Cerletti e realizou obras de remodelação do antigo hospital, dotando-o dos melhores recursos disponíveis na época.

Em 1925, fundou o Manicômio Judiciário, o segundo no Brasil, atual Instituto Psiquiátrico Forense Dr. Maurício Cardoso.

Em 1938, participou da fundação da Sociedade de Psiquiatria do Rio Grande do Sul, da qual foi o primeiro presidente. Idealizou, organizou e implantou, numa área de 8 hectares, a Clínica São José, voltada para a assistência em saúde mental.

Teve quatro filhos, dois dos quais médicos: Dr. Luiz Philippe Godoy (1931-1985), cardiologista e professor Titular de Clínica Médica da UFRGS e Dr. Jacintho Godoy Filho (1921 - 1995), psiquiatra que se dedicou, durante 49 anos, tanto ao tratamento dos pacientes como à direção do Hospital. Em 1979, dois de seus netos, Dr. Jacintho Saint Pastous Godoy (1950 – 2010) e Dr. Luiz Antonio Saint Pastous Godoy, assumiram a Direção da Clínica São José. Atualmente, o Dr. Luiz Antonio Saint Pastous Godoy - CREMERS 7704 é o Diretor Técnico da Instituição.

Missão

Tratar, em ambiente hospitalar, pessoas que se encontrem acometidas por transtornos emocionais ou comportamentais e promover-lhes as melhores condições, para que, da forma mais rápida e eficiente, recuperem seu bem estar e sintam-se aptas a um melhor convívio social e familiar.

Corpo Clínico

A Clínica São José possui equipe própria de médicos e corpo clínico aberto.