Etroconvulsoterapia – ECT

A eletroconvulsoterapia (ECT) é um tratamento efetivo e seguro, para pacientes com doenças mentais graves, tais como: transtornos depressivos graves, catatonia, mania e, ocasionalmente, esquizofrenia. Ao longo de quase 80 anos de utilização, a ECT passou por significativo aperfeiçoamento, a ponto de, hoje, ser possível afirmar que é uma terapia absolutamente eficaz e segura para tratamento de depressão e de outras doenças psiquiátricas. A Resolução No 1640/2002 do Conselho Federal de Medicina considera o ECT como:

 Ato médico;
 Método terapêutico eficaz, seguro, de reconhecimento e de aceitação internacional;
 Deve ser realizado em ambiente hospitalar;
 Deve ter equipe técnica apropriada: anestesiologista, psiquiatra e enfermagem, além de aparelhagem e equipamentos adequados;
 Consentimento informado;
 Avaliação clínica obrigatória;
 Privacidade; 
 Equipamentos de ECT, preferencialmente de corrente pulsátil.

Para a aplicação de eletroconvulsoterapia (ECT), a Clinica São Jose conta com equipe especializada composta por anestesista, psiquiatra e enfermagem especializados para o procedimento. Desde 1989 utiliza equipamentos de corrente pulsátil, produzidos por MECTA Corp – US , das series JR e SR, com monitorizacao do ECG e EEG simultâneos e atualmente utiliza o mais atual equipamento de ECT, spECTrum M4000 – MECTA Corp - que produz pulsos ultrabreves ( 0,3ms). 

Consentimento
Havendo indicação para ECT, a família deve ser consultada pelo médico do paciente e informada sobre a indicação, o procedimento, seus riscos e benefícios. Estando a família ciente e orientada a respeito do tratamento, deverá assinar um termo de autorização de ECT.

Agendamentos
Os agendamentos de pacientes internados serão realizados pela equipe da Clínica São José, após todos os requisitos psiquiátricos, clínicos e burocráticos serem autorizados.
Os agendamentos de pacientes ambulatoriais serão realizados pelo médico psiquiatra e pela equipe do Serviço de ECT e ocorrerão por ordem de chegada do paciente. O responsável deverá trazer, no dia da primeira sessão, o Termo de Consentimento para autorização de ECT, laudo do médico clínico no qual conste a liberação do paciente para o procedimento e a guia do convênio, autorizada. Caso o procedimento seja em caráter particular (sem convênio), o Setor Financeiro deverá fazer a liberação. O procedimento somente será realizado, se TODOS os requisitos acima forem atendidos e estiverem de acordo com as determinações prévias. 

IMPORTANTE: entrar em contato com o convênio do paciente, para saber se o plano cobre a realização desse procedimento.
Informações e esclarecimentos: Setor de Serviço de ECT, de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 12h, ou com a Recepção da Clínica, das 8h30min às 18h.
Av. Prof Oscar Pereira, 4821 - Fone: (51) 3320-6620, CEP: 91712-320 - Porto Alegre/RS


Este website é compativel com os seguintes navegadores: Mozila Firefox, Google Chrome e Internet Explore 9.